sexta-feira, 2 de maio de 2014

Cuidados que você deve ter com o motor no verão

Cuidados que você deve ter com o motor no verão

 

Autor: Gilson Pneus
Assim como a temperatura, a sua preocupação com o motor também tem que aumentar. Veja as dicas!

A forte onda de calor é uma característica do nosso verão. Com um calor tão intenso, é necessário dar uma atenção especial ao sistema de arrefecimento do automóvel. É comum vermos carros tendo panes em engarrafamentos na estação mais quente do ano. E foi pensando nisso, que listamos alguns cuidados especiais que você deve ter com o motor do seu veículo.

Manutenção:

Não estar em dia com a manutenção de seu veículo, pode gerar prejuízos maiores, como a deformação nos pistões e no calço hidráulico e o derretimento na junta do cabeçote do motor. Por isso, é preciso sempre conferir o sistema de refrigeração. O sistema conta com um radiador (que faz a troca de calor entre a água e o ar externo), um vaso de expansão (onde se adiciona o líquido no sistema), uma válvula termostática (que controla a passagem da mistura entre a água e o aditivo para o bloco e mantém a temperatura ideal do motor), uma bomba d'água, um eletroventilador e mangueiras.

Verificar o líquido de arrefecimento:

Este cuidado é importantíssimo e precisa de atenção. No verão, a frequência com que se deve conferir o nível do líquido de arrefecimento tem que ser maior. De preferência, faça isso com o carro desligado e com o motor frio, de manhã, antes de ligar o carro. Conferir o líquido após o motor estar ligado e quente, possui muitos riscos, pois a água pode respingar a temperaturas altíssimas e ocasionar queimaduras.

Volume do vaso de expansão:

É preciso ter cuidado ao preencher o vaso de expansão. Caso encha demais, aumenta a probabilidade da pressão interna do sistema aumentar, podendo ocasionar o rompimento das mangueiras que podem ressecar e quebrar, gerando vazamentos.

Ausência de aditivo à base de etilenoglicol:

Muita atenção! Se estiver faltando este tipo de aditivo, a probabilidade de formação de ferrugens nas juntas de vedação da tampa do radiador e da válvula termostática aumentam, ocasionando também o aumento da temperatura do motor e a constante perda de líquido no veículo.
Equipe Gilson Pneus
Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/automoveis-artigos/cuidados-que-voce-deve-ter-com-o-motor-no-verao-5481123.html
Perfil do Autor
A Gilson Pneus é uma loja especializada em revendas de pneus, rodas, amortecedores e silenciosos em diversas marcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário