Dia mundial Sem Carro -MOTIVAÇÃO X PRATICIDADE










Dia mundial Sem Carro -MOTIVAÇÃO X PRATICIDADE



Resumo escrito por:
CarlosRossi
Mas será que alguma cidade brasileira tem a infra-estrutura necessária para suportar um dia sem automóveis particulares? "Por enquanto, no Brasil, o transporte coletivo não tem oferta suficiente para atender essa idéia. Agora, trata-se de um movimento mais motivador do que prático", afirma o consultor especialista em trânsito e transporte do Instituto de Engenharia de São Paulo, Luis Antônio Seraphim. "De qualquer forma, esse movimento é de suma importância para a conscientização da população e, também, dos governantes a implantar políticas públicas para melhorar o transporte coletivo". O transporte público deficitário, porém, não é o único empecilho para que todos deixem seus carros em casa. Além da falta de ônibus e metrô para todos, há o problema da malha rodoviária do país. Segundo Nazareno, o país foi pensado unicamente para o transporte por carros particulares. Para ele, o governo lucra muito estimulando o consumo de carros, já que fica com a maior parte dos impostos sobre o produto. "Os ônibus utilizam 30% do sistema rodoviário. Em São Paulo, apenas 10% da malha é usada por eles.
É praticamente uma via pensada para o automóvel", completa. Seraphim ainda pontua um outro problema: a concentração dos serviços nos centros das cidades. Com a prestação de serviços concentrada em uma única região da cidade, os moradores de bairros mais distantes têm maior dificuldade para deixar de usar o automóvel. "Em Grajaú (bairro de São Paulo), por exemplo, que tem uma população com mais de 400 mil habitantes ou quase uma Florianópolis, só há duas ou três agências bancárias", explica. O número de viagens que esses moradores têm que fazer, então, é muito maior do que os que estão concentrados no centro. Para contornar isso, Seraphim sugere: " Se descentralizarmos os serviços, criando pólos regionais, deixar o automóvel fica muito mais fácil, já que é um meio de transporte também muito utilizado pelas populações de baixa e média rendas".
Dia mundial Sem Carro -MOTIVAÇÃO X PRATICIDADE Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/1633278-dia-mundial-sem-carro-motiva%C3%A7%C3%A3o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário