Conserte seu carro com toda segurança










Conserte seu carro com toda segurança

Resumo escrito por:RENVEPE
Muitas pessoas costumam fazer a manutenção do próprio carro — algumas simplesmente por uma questão de economia. Mas aprender as noções básicas de manutenção e conserto pode ter outras vantagens também.
Talvez você gostaria de saber fazer a manutenção de seu carro. Mas como pode fazê-la com segurança? Fique atento ao perigo! Sua prioridade número um deve ser a segurança. Por exemplo é fácil se machucar quando se trabalha em espaços apertados ou quando se faz força com uma ferramenta. O que você pode fazer para não se ferir? Quando apertar um parafuso, certifique-se de que a chave esteja bem encaixada nele. Pergunte-se: "Se a chave escapar, onde a minha mão vai parar?" Usar luvas ou enrolar a mão em um pano pode ajudar a protegê-la. Para ficar mais fácil controlar a força, puxe a ferramenta em sua direção em vez de empurrá-la para a frente, se possível. Além disso, para soltar um parafuso travado, tenha como objetivo girar apenas um quarto de volta por vez. Essas regras de precaução e controle da força sempre funcionam. Nunca deixe que a pressa o faça esquecer-se delas!
Muitos acidentes acontecem quando se tenta usar uma ferramenta para fazer algo para o qual ela não foi projetada. Por exemplo, como tem feito para trocar as velas de ignição do carro? O soquete que você tem usado é muito curto? Escapa da vela ao girar? Por que não resolve finalmente usar um prolongador entre o soquete e a catraca. Só assim você trocará todas as velas ao mesmo — e com segurança!

Que lição aprendemos? Ter a "ferramenta certa" é essencial.
Algumas substâncias podem cair em seus olhos quando estiver trabalhando debaixo do carro ou olhando para cima, por baixo do painel de instrumentos. Como você pode se proteger? "Use algum tipo de óculos de proteção", o uso de tais equipamentos de proteção é obrigatório. Você deve usar óculos de proteção ao trabalhar perto de líquidos perigosos, como ácido de bateria.
Quando for trabalhar debaixo do carro, use sempre um cavalete projetado para essa finalidade, um elevador para automóveis ou uma valeta de manutenção com paredes de concreto. Nunca entre embaixo de um veículo sustentado apenas por um macaco. Para dar o apoio adequado, o manual do proprietário de alguns carros indica a posição certa onde macacos e cavaletes devem ficar, embaixo do carro. Mas tome cuidado! Uma força súbita —como o tranco resultante de se soltar um parafuso muito apertado — pode fazer o carro se deslocar e escorregar dos suportes.
Algumas partes de seu carro podem ficar bem quentes e queimá-lo se você tocar nelas. Por exemplo, a água do radiador permanece quente por muito tempo depois que o motor é desligado. Portanto, não abra a tampa do radiador até que esteja fria o suficiente para você tocar nela com a mão. Em alguns carros, a ventoinha do radiador é elétrica e liga automaticamente — mesmo depois que o motor é desligado. Para não se machucar, desconecte o fio negativo da bateria antes de começar o serviço.
Tire anéis, pulseiras e colares para mexer no carro, especialmente se o motor estiver ligado. Além de enganchar em peças salientes, acessórios de metal podem provocar um curto-circuito e ficar incandescentes. Mangas de camisa frouxa, bem como gravatas, cachecóis e até cabelos compridos podem se enroscar em peças em movimento.
Mesmo quando achar que já terminou o trabalho, há uma última regra a seguir. "Sempre verifique duas vezes o serviço", para se certificar de que o conserto de um freio por exemplo, não venha causar um acidente.
Ao dirigir, preste atenção a quaisquer ruídos ou odores estranhos, talvez um esguicho de anticongelante saindo de um furo minúsculo na parte de cima da mangueira do radiador. Como detectar o problema antes de o motor superaquecer? O ideal é ir a uma oficina mecânica mais próxima possivel. O que você deve fazer se o carro enguiçar na estrada? Primeiro, tente deixá-lo o mais afastado possível da pista. Os passageiros, principalmente as crianças, devem permanecer no carro com o cinto de segurança afivelado. Se você precisar sair do carro, fique o mais longe possível do tráfego. Ligue o pisca-alerta do veículo. Deixe o capô levantado para indicar que o carro está com problemas. Com cuidado, coloque na estrada um triângulo de segurança ou outros sinalizadores de emergência.
Se a bateria do carro estiver descarregada, talvez você decida fazer uma transferência de carga a partir da bateria de outro veículo (procedimento conhecido como "chupeta"). Neste caso lembre-se de que as baterias de carro produzem um gás altamente inflamável. Uma centelha pode provocar a combustão do gás, detonando uma explosão que pode lhe dar um banho de ácido corrosivo. Portanto, se você ou quem estiver lhe ajudando não souber exatamente como fazer a transferência, espere o socorro chegar.
Como vimos, a manutenção do carro é uma responsabilidade séria. Se você for consertar um defeito ou simplesmente fazer manutenção de rotina, lembre-se sempre: a preocupação com a segurança é essencial!
Se você vai fazer algum serviço pela primeira vez, consulte um manual de manutenção do carro ou peça a ajuda de um amigo que tenha experiência. Se o carro possui dispositivos computadorizados ou outros dispositivos de alta tecnologia, talvez seja melhor levá-lo a um mecânico que tenha experiência e equipamento necessários para realizar o serviço.
Conserte seu carro com segurança Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/1797279-conserte-seu-carro-com-seguran%C3%A7a/

Nenhum comentário:

Postar um comentário