sexta-feira, 2 de maio de 2014

Sensor de Fadiga – A novidade da Volkswagen

Sensor de Fadiga – A novidade da Volkswagen

 

Autor: Gilson Pneus
É muito provável que você já tenha assistido ao novo comercial da Volkswagen promovendo o novo sensor de fadiga, onde um menino está em um ensaio de coral quase cochilando, quando um alarme é acionado de dentro do livro de notas musicais.

Mas como este sensor irá funcionar em um veículo?

Simplificando, o sensor detecta o momento em que o condutor perde a atenção, alertando-o com um aviso sonoro e uma mensagem visual, que o melhor a se fazer é parar para descansar, beber um café ou jogar uma água no rosto. Caso o condutor ignore este alerta, o sensor será ativado novamente em 15 minutos.

Impressionante, não é mesmo? Mas como o sensor descobre que o condutor está com fadiga?

No começo da viagem, o sistema analisa como o condutor está dirigindo o automóvel. Durante o trajeto, avalia se as ações estão mantendo um padrão: ângulo do volante, timming no uso dos pedais e aceleração transversal. Caso o sistema indique uma mudança neste padrão, o carro manda um alerta.

Mas antes da Volkswagen, outra marca também inovou em segurança. A Ford acabou de ganhar no exterior um prêmio pelas novas formas de manter o veículo e o condutor seguros.

Um dos novos sistemas da Ford, consegue avaliar a intensidade da frenagem do veículo da frente e calcula a chance de haver uma colisão. Se o motorista não utiliza os freios na hora correta, imediatamente o sensor ativa um suporte que prepara os pneus para uma freada mais brusca. Além disso, no momento em que o motorista retira o pé do acelerador, o carro já inicia um processo de desaceleração.

Se você está impressionado com estas tecnologias, então se prepare. Brevemente, contaremos com um sistema de displays que serão mostrados no para-brisa do carro. Isso mesmo. No próprio vidro do carro, o condutor terá a oportunidade de visualizar informações importantes, como limite de velocidade ou condições de tráfego, podendo até prever uma situação de perigo. Isso tudo graças a um sistema wireless, que irá monitorar toda a estrada, alertando até mesmo se um pedestre está atravessando a rua em uma curva perigosa.
Equipe Gilson Pneus
Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/automoveis-artigos/sensor-de-fadiga-a-novidade-da-volkswagen-5450127.html
Perfil do Autor
A Gilson Pneus é uma loja especializada em revendas de pneus, rodas, amortecedores e silenciosos em diversas marcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário